05 DICAS DE COMO ESTUDAR LEGISLAÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS.

Conheça nossas técnicas de estudo e não perca questões de legislação!

28 de outubro de 2016 às 18:36h
05 DICAS DE COMO ESTUDAR LEGISLAÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS.

Conhecimentos sobre legislação são exigidos em praticamente todas as provas de concursos públicos. O concurseiro que deseja ser bem sucedido deve se valer de técnicas que sejam realmente eficazes no estudo das legislações.

Para isso, separamos cinco dicas que vão potencializar seus estudos sobre a legislação para concursos. Aplicá-las aumentará a sua capacidade de absorção do conteúdo estudado e, consequentemente, trará desempenho nas provas. Confira!

1. ESTUDE TODOS OS DIAS

Principalmente na adolescência, éramos propensos a estudar toda a matéria apenas na véspera das provas. Mas quando o assunto é legislação para concursos, ler todos os dias é imprescindível.

Crie uma agenda de estudo que contemple cada dia da semana. Essa agenda deve abranger, no médio prazo, todas as leis propostas no edital. Reserve pelo menos uma hora todos os dias para se debruçar sobre elas.

2. SEPARE AS LEIS EM CATEGORIAS

Algumas leis propostas no edital são amplas e podem ser aplicadas nas mais diversas instâncias da sociedade. Outras, porém, se aplicam exclusivamente ao universo do cargo em que você quer atuar se for aprovado no concurso.

Identifique as leis que se enquadram nessa distinção e foque nelas separadamente. O entendimento de como elas são aplicadas, bem como a maneira como elas regem sua futura área de atuação aumenta sua capacidade de recordação.

3. REVEZE O ESTUDO DAS LEGISLAÇÕES

As leis geralmente são extensas, e adentrar profundamente em apenas uma lei, durante muitos dias consecutivos, pode não ser tão proveitoso. Essa atitude favorece o esquecimento, na medida em que muitas outras leis também devem ser estudadas.

Desse modo, para melhor aproveitamento do seu valioso tempo de estudos, programe-se para estudar várias leis na mesma semana, principalmente leis correlatas. Lembre-se de fazer revisões semanais, repassando pelos pontos mais relevantes de tudo o que já foi estudado.

4. GRIFE COM CORES DIFERENTES

Atribuir cores diferentes aos grifos, sejam nos livros, nos cadernos ou em outros materiais, faz com que sua revisão semanal seja mais eficiente. Ao revisar, você fica atento aos tópicos-chave de cada legislação e assim não precisa ler todo o conteúdo novamente.

Grife de modo que depois as cores tenham sentido para você. Por exemplo, grife em lilás os artigos mais importantes; em verde os parágrafos cujas determinações atingem diretamente as atribuições do seu futuro cargo; em azul as leis que respondem a questões do simulado, etc.

5. ESTUDE PROVAS ANTERIORES.

Estudar por meio de questões de provas anteriores é um excelente recurso para captar, em linhas gerais, as exigências da banca. Ler as questões minuciosamente e respondê-las com o código em mãos ajuda na fixação.

Filtre as questões sobre legislação e dê ênfase ao estudo das leis pertinentes à área do cargo pretendido. Se for um cargo na polícia, por exemplo, foque no código penal; se for no INSS, direito previdenciário. E assim por diante.

Certamente essas dicas de como estudar legislação para concursos ajudarão você a se preparar melhor para as provas. É certo também que tais dicas não esgotam as muitas possibilidades de estudo desse tema tão amplo!

E se você está estudando para concursos e precisa de apoio para a sua preparação, venha estudar com a equipe do Aqui Você Passa! Temos cursos com disciplinas isoladas, em que você pode montar um quadro de aulas de acordo com seus interesses. Temos também o Combo AVP, com matérias casadas prontinhas para você. Temos ainda o Curso Basicão para Concursos, com disciplinas comuns à maioria das seleções. Confira!

Deixe seu comentário


Veja também

QUER SER APROVADO DO TAF PARA CONCURSOS POLICIAIS? VEJA NOSSAS DICAS!

QUER SER APROVADO DO TAF PARA CONCURSOS POLICIAIS? VEJA NOSSAS DICAS!

PM E BOMBEIROS-BA CONTRATA BANCA PARA ORGANIZAR CONCURSO PÚBLICO.

PM E BOMBEIROS-BA CONTRATA BANCA PARA ORGANIZAR CONCURSO PÚBLICO.

SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR: CONCURSO PARA TÉCNICO E ANALISTA PODERÁ SER REALIZADO NESTE ANO.

SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR: CONCURSO PARA TÉCNICO E ANALISTA PODERÁ SER REALIZADO NESTE ANO.

Cursos disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana

Professores
reconhecidos

Videoaulas em
alta resolução

Suporte
especializado