CONCURSOS PÚBLICOS: SEIS DICAS MATADORAS PARA GABARITAR PORTUGUÊS!

Supere suas dificuldades em português com nossas dicas e gabarite a prova!

7 de outubro de 2016 às 17:37h
CONCURSOS PÚBLICOS: SEIS DICAS MATADORAS PARA GABARITAR PORTUGUÊS!

Vida de concurseiro não é fácil. Por mais que seja necessário manter o foco para que seu esforço seja um motivo de orgulho, a jornada para passar no exame é cheia de obstáculos: muito conteúdo para estudar em pouco tempo, grande número de concorrentes, etc. Tudo parece ser motivo para frustrações.

Mas antes de fazer da biblioteca a sua segunda casa, saiba que existem seis maneiras de se preparar melhor para gabaritar todas as disciplinas nos concursos públicos, principalmente aquela que todo mundo acha que não precisa estudar: português.

1. SIGA A ORDEM: FONOLOGIA, MORFOLOGIA, SINTAXE, SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA.

Estar em contato com redes sociais e ler notícias diariamente não são suficientes para fazer de você uma pessoa preparada. As questões de concursos públicos geralmente abordam muito além das noções gerais de compreensão e interpretação de texto, explorando também muitos detalhes gramaticais que passam despercebidos pela maioria dos candidatos.

Por isso, é necessário seguir um roteiro na hora de iniciar seus estudos, começando pela fonologia (estudo dos fonemas, ortografia e acentuação) e terminando na estilística (processos de manipulação da linguagem). Essa ordem deve ser seguida para que o seu raciocínio possa fluir sem dúvidas, já que a compreensão de um conceito depende do outro.

2. NUNCA SUBESTIME O PODER DA CANETA MARCADORA.

Alguns profissionais afirmam que um deslize cometido pela maioria dos candidatos é não ler a questão atentamente. A ansiedade ou a preocupação com o tempo podem ser os maiores responsáveis por esse erro, então caso não seja possível reler o enunciado, a melhor alternativa seria marcar todos os verbos imperativos da questão, como: "justifique" ou "comente" junto às palavras que especificam o que deve ser feito. Por exemplo: se o enunciado da questão for "com base no texto lido, indique a alternativa que não se refere ao personagem citado" as palavras sublinhadas seriam "indique" e "não se refere".

3. FAÇA EXERCÍCIOS MENTAIS DEPOIS DE CADA ASSUNTO ESTUDADO.

Aprender ativamente é a chave para memorização. A língua portuguesa é cheia de sutilezas, que só são percebidas na comparação de situações diferentes. Por isso, nada melhor do que resolver questões de provas anteriores. Ler o assunto em voz alta e explicar para si mesmo o que acabou de ver também são boas iniciativas.

4. NÃO SE ESQUEÇA: VIRAR A NOITE ESTUDANDO NÃO É UMA BOA IDEIA.

Dormir não é apenas relaxante, mas também uma poderosa ferramenta cognitiva, que deve ser usada estrategicamente. Apenas uma noite em claro já é o suficiente para prejudicar seu raciocínio e memória por até 4 dias. Procure organizar o que aprendeu em tópicos e revise-os antes de ir para a cama. Isso vai reforçar a sua memória e, de quebra, o seu sono vai fixar tudo isso nas suas informações de longo termo, evitando o "branco" na hora de responder às questões.

5. FAÇA INTERVALOS PARA RELAXAR E ASSIM ABSORVER MELHOR O CONTEÚDO.

Dar um tempo na sua jornada vai ser prazeroso e necessário. Quando sua mente "esquece" um pouco o assunto sério, seu cérebro funciona em segundo plano fixando as ideias que aprendeu e construindo novas conexões neurais, que podem te ajudar a compreender melhor aquilo que estudou. Experimente ouvir música, falar com um amigo ou até mesmo descansar com os olhos fechados.

Não se esqueça de também sair um pouco da cadeira. Exercícios físicos vão beneficiar e renovar o seu sistema cognitivo, ajudando no seu aprendizado e evitando o estresse.

6. ELIMINE TUDO O QUE PUDER TE DISTRAIR.

Quando estiver fora do seu tempo programado para pausa, desligue o celular, recolha-se em um lugar tranquilo, priorize o que deve ser feito e bloqueie os sites que te tiram o foco. Alguns aplicativos podem fazer isso por você.

Agora que você já sabe como otimizar sua rotina de estudos, lembre-se que a parte mais difícil é começar. Já reparou que aquela resistência e preguiça que você tem antes de chegar perto dos livros desaparecem quando você começa a focar no assunto que está estudando? Por isso vá logo em frente e não invente desculpas!

Deixe seu comentário


Veja também

CONCURSO SENADO FEDERAL: 1.113 CARGOS DA CASA ESTÃO VAGOS.

CONCURSO SENADO FEDERAL: 1.113 CARGOS DA CASA ESTÃO VAGOS.

CONCURSOS JURÍDICOS: BOAS OPORTUNIDADES EM TODO O PAÍS.

CONCURSOS JURÍDICOS: BOAS OPORTUNIDADES EM TODO O PAÍS.

UPE: CONCURSO AUTORIZADO PARA TÉCNICOS E ANALISTAS.

UPE: CONCURSO AUTORIZADO PARA TÉCNICOS E ANALISTAS.

Cursos disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana

Professores
reconhecidos

Videoaulas em
alta resolução

Suporte
especializado