MATEMÁTICA PARA CONCURSOS: OS SEIS ASSUNTOS MAIS COBRADOS NAS PROVAS.

Conheça os queridinhos das bancas nas provas de matemática e domine as questões!

5 de dezembro de 2016 às 11:31h
MATEMÁTICA PARA CONCURSOS: OS SEIS ASSUNTOS MAIS COBRADOS NAS PROVAS.

Em meio a tantos conteúdos para serem revisados, a eficiência pode depender de determinar alguns focos para estudar cada disciplina. A matemática em concursos públicos, por exemplo, possui temas que normalmente são mais cobrados.

Apesar de a prova ser sempre uma incógnita, dedicar-se a assuntos recorrentes pode fazer a diferença para obter fluência na resolução das questões, ganhando tempo e aumentando as chances de sucesso. Para isso, confira a seguir seis conteúdos entre os mais vistos nas provas de matemáticas nos concursos:

1.REGRA DE TRÊS

Regra de três simples e composta são conteúdos básicos para a resolução de problemas em que há uma variável desconhecida, envolvidas em relações direta ou inversamente proporcionais.

Para resolvê-los, interprete os dados a fim de montar a regra de três, isolando a variável e fazendo os cálculos básicos para encontrá-la.

Se for composta e inversamente proporcional, haverá mais de três fatores conhecidos, que devem ser invertidos e multiplicados até que se chegue a uma regra de três simples para encontrar o fator desconhecido.

2.GEOMETRIA

A geometria compreende tanto as figuras planas (com duas dimensões,altura e largura) como as espaciais (3D, com volume no espaço). Diante disso, é importante saber diferenciar e calcular áreas e volumes de elementos como triângulos, círculos, retângulos, cones, cilindros, entre outros.

Procure revisar todas elas e, se não conseguir memorizar todas as fórmulas, entenda o raciocínio de como calcular os valores que possam ser solicitados.

3.PORCENTAGEM

A porcentagem se aplica a muitas questões cotidianas que envolvem, por exemplo, promoções, descontos, juros, etc. No fim das contas, nada mais é do que a divisão de um número por 100, fracionado ou decimal. A regra de três pode ser uma boa aliada para calcular valores pedidos.

4.PROBABILIDADE

Calcular a probabilidade de certo evento acontecer é uma pergunta recorrente na maior parte das provas de matemática em concursos públicos. Para isso, é importante interpretar o enunciado com atenção a fim de determinar o espaço amostral e a chance de ocorrer o que foi pedido.

As respostas normalmente podem ser apresentadas em fração, números decimais ou percentuais.

5.PROGRESSÕES

Entender sobre progressões aritméticas (PA) e progressões geométricas(PG) é fundamental para resolver questões que pedem a razão de certa sequência ou, por exemplo, o próximo fator que deverá aparecer.

As aritméticas sempre apresentarão uma constante entre a diferença de um fator e o seu antecessor. Já nas geométricas, a constante é encontrada a partir da divisão entre um termo e o seu antecedente.

6.JUROS

Regimes de juros simples são aplicados em operações como compras a prazo ou aplicações bancárias. Embora menos comuns, ocorrem quando a taxa é multiplicada ao capital inicial e ao período desejado, lembrando que a unidade de tempo deve ser a mesma.

Já a capitalização composta é muito utilizada pelo sistema financeiro, ea cada período são gerados juros somados ao capital, de forma a encontrar um montante ao final do prazo. O juro composto será dado, então, pela subtraçãoentre o montante e o capital inicial.

Após identificar os conteúdos mais recorrentes nas provas, é hora de treinar a maior quantidade possível de questões a eles relacionadas, preferencialmente da banca que organizará o concurso que você pretende fazer. Com tempo e treino, a chance de gabaritar essa matéria se torna cada vez mais real! Há cursos e informações disponíveis que podem ser úteis para os seus estudos. Uma última dica é saber como evitar algumas pegadinhas.

Está estudando para concursos públicos e quer estudar com uma equipe de profissionais exemplar? Então venha para o Aqui Você Passa, temos cursos voltados para concursos de todo o Brasil. Conheça nossos cursos!

Deixe seu comentário


Veja também

CONCURSO SENADO FEDERAL: 1.113 CARGOS DA CASA ESTÃO VAGOS.

CONCURSO SENADO FEDERAL: 1.113 CARGOS DA CASA ESTÃO VAGOS.

CONCURSOS JURÍDICOS: BOAS OPORTUNIDADES EM TODO O PAÍS.

CONCURSOS JURÍDICOS: BOAS OPORTUNIDADES EM TODO O PAÍS.

UPE: CONCURSO AUTORIZADO PARA TÉCNICOS E ANALISTAS.

UPE: CONCURSO AUTORIZADO PARA TÉCNICOS E ANALISTAS.

Cursos disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana

Professores
reconhecidos

Videoaulas em
alta resolução

Suporte
especializado