NÃO DEIXE O MEDO DA REPROVAÇÃO SABOTAR SEUS ESTUDOS.

Muitos concurseiros perdem o ritmo dos estudos quando estão perto da prova, por medo ou ansiedade. Não deixe que isso aconteça!

6 de janeiro de 2017 às 19:31h
NÃO DEIXE O MEDO DA REPROVAÇÃO SABOTAR SEUS ESTUDOS.

Recentemente, vi uma postagem que um rapaz colocou num grupo de rede social voltado para um concurso público, perguntando aos demais se eles estavam com o mesmo problema que ele, de procrastinar os estudos, de um concurso que está a cerca de dois meses da prova. Se também notavam estar criando desculpas para não estudar, seja criando compromissos para o horário dos estudos, seja alegando indisposição, ou outras desculpas. Soou quase como um pedido de socorro. Ou de cumplicidade.

Isso é mais comum do que se imagina, chama-se autossabotar. Muitas vezes o medo de fracassar faz com o que o candidato sabote sua preparação, tomando atitudes como as acima descritas, que levam à reprovação, fazendo com que o candidato bote a culpa sempre em fatores externos, sem perceber que foi o seu comportamento que gerou tal consequência.

Muitas pessoas passam meses e até anos com esse tipo de comportamento, dizendo que são concurseiros, mas sem entrar de cabeça no mundo real de uma preparação para concursos. É muito fácil se iludir, comprando materiais, matriculando-se em cursinhos, até esquematizando horários e ciclos de estudos, mas sem nunca dar início realmente a uma rotina eficaz. Outras pessoas começam cheias de gás, passam algumas semanas estudando com garra, mas, assim como aquelas que começam a malhar todos os dias e depois somem, esses estudantes passam a diminuir cada vez mais o ritmo, até abandonar “por um tempo” seu objetivo. Manter-se sempre motivado não é mesmo fácil.

Mas eu quero falar aqui de outro caso, sobre aqueles que escolhem um concurso, passam meses se dedicando a ele com todas as suas forças, “respiram” esse concurso, mas quando começa a chegar perto da data da prova, sem perceber,  começam a sabotar os estudos. Creio que seja o caso da postagem que comentei no começo do texto. Às vezes o concurseiro tem tanto medo de não passar, de achar que perdeu tempo se dedicando, para no final não ser aprovado, que inconscientemente procura mecanismos que o afastam da disciplina que vinha mantendo. Assim, caso não seja aprovado, culpará todas as circunstâncias que o “impediram de estudar”.

Isso pode acontecer pelo excesso de cobrança que às vezes o concurseiro faz de si mesmo. Claro que devemos dar o melhor de nós na busca pelos sonhos, mas temos também que perceber que somos humanos, falíveis, que não é sempre que teremos sucesso nas provas. A maioria dos juízes, auditores, policiais federais, dentre outros concursados, foram reprovados em vários concursos até conseguir o cargo dos sonhos.  

A cada concurso feito com boa preparação, a aprovação está mais próxima de ocorrer. O conhecimento adquirido em cada concurso não se perde, pelo contrário, consolida-se.  Quando o concurseiro entende esse mantra, torna-se menos ansioso e mais confiante, e assim tudo flui. Ele para de procrastinar, concentra-se melhor na reta final e, quando menos espera, vê seu nome na lista de aprovados!

Por isso meu concurseiro, quando sentir que está criando desculpas para não estudar, perdendo tempo com tarefas desnecessárias no horário dos estudos, atrapalhando sua rotina, principalmente quando faltar poucos meses para a prova, vá para um ambiente tranquilo, sozinho, ouça uma música relaxante, respire fundo e pense com toda sinceridade: estou com medo de encarar esse concurso e por isso estou sabotando meus estudos? Se a resposta for positiva, pense no que você vai sentir quando for aprovado, nesse ou no próximo concurso, veja como o seu desejo de vencer é maior que o de procrastinar, que esse medo é normal, mas que não pode dominá-lo e então perceba que está em você toda a força necessária para tornar-se motivado. Quer apostar como logo logo você será aprovado? Eu não tenho dúvidas!

Joana Ribeiro.

Se você quer uma força na sua preparação, com dicas de como gerenciar os estudos, técnicas de otimização do tempo, além de como manter-se motivado, conheça nosso Curso de Coaching para Concursos!  

Deixe seu comentário


Veja também

SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL PODERÁ REALIZAR CONCURSO EM 2017.

SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL PODERÁ REALIZAR CONCURSO EM 2017.

VEJA OS CONCURSOS ABERTOS DESTA SEMANA. SÃO MAIS DE SEIS MIL VAGAS!

VEJA OS CONCURSOS ABERTOS DESTA SEMANA. SÃO MAIS DE SEIS MIL VAGAS!

TST: EDITAL DO CONCURSO CONFIRMADO PARA JULHO!

TST: EDITAL DO CONCURSO CONFIRMADO PARA JULHO!

Cursos disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana

Professores
reconhecidos

Videoaulas em
alta resolução

Suporte
especializado