Saiba como se tornar um policial federal seguindo estes 4 passos

O policial federal lida com a segurança pública e corre riscos em função das necessidades da população. Assim, precisa ter um trabalho estável e um salário justo.

24 de dezembro de 2016 às 18:26h
Saiba como se tornar um policial federal seguindo estes 4 passos


O policial federal lida com a segurança pública e corre riscos em função das necessidades da população. Assim, precisa ter um trabalho estável e um salário justo. Por isso, muita gente tem interesse em passar no concurso público para a categoria, que costuma ser muito disputado.

Se você tem o sonho de ser policial federal, o segredo é estudar corretamente para a prova da primeira etapa do concurso. Uma vez aprovado, você fará os cursos de formação profissional organizados pela Academia Nacional de Polícia, para finalmente poder atuar em defesa da sociedade.

Primeiramente, você precisa se preocupar com o concurso. Para participar, você precisa ser maior de idade e possuir um diploma de ensino superior. Esse concurso é dividido em duas etapas e você precisará estudar e se preparar para cada uma delas especificamente. Se você ficou interessado e quer saber como se tornar um policial federal, continue a leitura deste post!


1. O conteúdo da primeira fase

A prova é dividida em duas fases. Na primeira delas, os candidatos são selecionados para o Curso de Formação Profissional e as avaliações são:

  • Exame de habilidades e conhecimentos, com uma prova objetiva de 120 questões. Nesse teste, o candidato responderá questões de língua portuguesa, raciocínio lógico, legislação, informática, administração, contabilidade, economia, direito penal, processual penal, administrativo e constitucional, além de questões de atualidades. Essa avaliação tem duração de 5 horas e possui caráter eliminatório e classificatório.

  • Prova discursiva, com desenvolvimento de texto dissertativo de até 30 linhas. Essa prova também tem caráter eliminatório e classificatório.

  • Exame de aptidão física, com exercícios de barra fixa, impulsão horizontal, natação (50 metros) e corrida (12 minutos) com caráter totalmente eliminatório.

  • Exame médico, também de caráter eliminatório, com avaliação psicológica.


2. A preparação para a primeira fase

Para a primeira fase, a dica é estudar cada matéria da prova de maneira específica. Por se tratar de uma disputa muito concorrida, ter conhecimentos básicos a respeito dessas matérias não será o suficiente, uma vez que é preciso apresentar algum tipo de diferencial.

Como se tornar um policial federal exige tempo, isso significa que você precisará de alguns meses para se preparar adequadamente e, assim, chegar no dia da prova pronto para ir bem em todas as matérias.

Sendo assim, cursos rápidos não são tão eficientes. O ideal é contar com cursos on-line e plataformas de auxílio que possam trabalhar com cada matéria separadamente e de maneira aprofundada no longo prazo.


3. A segunda fase

Na segunda fase, o Curso de Formação Profissional também possui caráter eliminatório e dura por volta de 4 meses em regime de internato. Nela, é exigida uma série de tarefas que avaliam a capacidade física do candidato, bem como sua adequação à função de policial federal.


4. A preparação para a segunda fase

Para a segunda fase, você também já pode considerar as atividades que serão exigidas no curso de preparação e condicionar seu corpo a essas exigências com muita antecedência. Procure criar uma rotina de exercícios antes mesmo da sua inscrição, e tenha disciplina para aumentar gradativamente o seu nível de esforço, a fim de estar em forma no momento da sua convocação.

Além de ficar atento às informações do edital e sempre praticar exercícios físicos com regularidade, é importante seguir esse roteiro básico sobre como se tornar um policial federal para atender a todas as exigências necessárias e obter sucesso nas avaliações. Lembre-se também de sempre manter a persistência.

Quer saber mais sobre como estudar de forma eficaz para passar nos concursos públicos? Assine então a nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo diretamente no seu e-mail!




Deixe seu comentário


Veja também

RECEITA FEDERAL ENCAMINHA AO MINISTÉRIO DA FAZENDA PEDIDO DO CONCURSO.

RECEITA FEDERAL ENCAMINHA AO MINISTÉRIO DA FAZENDA PEDIDO DO CONCURSO.

STF: DUAS NOVAS AÇÕES QUESTIONAM NO SUPREMO A LEI DA TERCEIRIZAÇÃO.

STF: DUAS NOVAS AÇÕES QUESTIONAM NO SUPREMO A LEI DA TERCEIRIZAÇÃO.

TRE-BA: CONCURSO COM 48 VAGAS ESTÁ AUTORIZADO.

TRE-BA: CONCURSO COM 48 VAGAS ESTÁ AUTORIZADO.

Cursos disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana

Professores
reconhecidos

Videoaulas em
alta resolução

Suporte
especializado